Mancha Verde
O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde é uma escola de samba, originada a partir da torcida organizada do Palmeiras. Começou como bloco carnavalesco, em 1995.
Ficha e Dados Oficiais da Mancha Verde:
Site: http://www.manchaalviverde.com.br
E-mail: diretoria@manchaalviverde.com.br
Presidente de honra: Paulo Rogério de Aquino (Paulinho Serdan)
Presidente: Jânio Carvalho Santos
Vice-presidente: Luiz Carneiro Filho
Diretor Geral: Reginaldo Pereira
Fundação: 11/01/1983
Telefones: (11) 3872-4832 e 3362-8611
Sede: Rua: Turiassú, 1.777 – Perdizez – São Paulo/SP – CEP: 05005-001
Loja: Rua José Paulino, 226 - cj. 149 - Bom Retiro - São Paulo - SP CEP: 01120-001
Escola-madrinha: Rosas de Ouro
Cores: Verde, Branco e Vermelho
Símbolo: Manchão
Carnavalesco: Fernando Dias
Intérprete oficial: Waguinho
Diretor de carnaval: Paolo Bianchi
Diretor de harmonia: Comissão de Harmonia
Diretor de bateria: Mestre Caju & Mestre Moleza:
Rainha da bateria: Viviane Araújo
Mestre-sala e porta-bandeira: Jéssica e Fabiano
Coreógrafo: Mirian
História da Mancha Verde:
11 de janeiro de 1983, Nasce a maior torcida organizada da Sociedade Esportiva Palmeiras, uma torcida composta por pessoas com a mesma ideologia e sentimento, unidas por esse sentimento e sabedoras das responsabilidades de se comandar uma entidade que tem como principal elo a paixão e emoção.
Em pouco tempo de existência a Mancha foi se destacando pelas festas realizadas em todas as arquibancadas do Brasil e por suas realizações, como por exemplo a confecção do maior bandeirão do mundo (até hoje constando no Guinness Book).
No começo do ano de 1995, a Mancha Verde (Palmeiras) decidiu participar do Carnaval, acertando sua participação junto à UESP, e alterando seu estatuto. Porém, devido à uma briga entre torcedores da Mancha e da torcida Independente, do São Paulo Futebol Clube, a justiça decretou, ainda naquele ano, a extinção do então Grêmio Recreativo Esportivo Cultural Torcida Mancha Verde como pessoa jurídica.
Como os integrantes da torcida continuaram se reunindo após isso, para que continuassem a poder fazê-lo de modo oficial, em 18 de outubro de 1995 assinaram a oficialização do Grêmio Recreativo Cultural Bloco Carnavalesco Mancha Verde. Embora a Mancha como escola de samba tenha sido criada com novos CNPJ e estatuto, seus integrantes a consideram como a continuação da torcida extinta. Anos mais tarde, seria criada a torcida Mancha Alvi-Verde, desvinculada juridicamente da antiga torcida e então somente escola de samba.
Em 1996, ano de seu primeiro desfile, com um enredo alertando para a destruição da natureza, ficou em segundo lugar no Grupo de Espera (subindo para o Grupo Especial dos Blocos), em seu primeiro desfile oficial. No ano seguinte, cantando a “Noite paulistana, um convite ao prazer“, vence pela primeira vez o concurso dos blocos do carnaval paulistano.
Em 2000, a Mancha Verde estréia com escola de samba. Cantando um enredo questionador sobre os 500 anos do Brasil (”Brasil, que história é essa?“), fica em segundo lugar no Grupo 3 Oeste do carnaval de São Paulo, ficando atrás apenas da Lavapés, a primeira escola de samba paulistana. Este resultado eleva a escola ao Grupo 2.
Frases / Lemas da Mancha Verde:
“Dignidade, União e Glórias”.
“Nossa união é que nos dá o poder de ser”.
“Nem melhor, nem pior, apenas diferente”.
“Não existe tempo ruim para um Manchista, juntos transformamos qualquer tempo”.
“Se o Palmeiras jogasse no céu, morreríamos para vê-lo jogar”.
“Pois eu to na Mancha Verde e a Mancha Verde está em mim”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário